Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Facebook
15
Histórico noticias 2017

22 dezembro 2017No âmbito da vigilância sanitária das populações de leporídeos que decorre desde setembro passado como uma das medidas do Plano de Ação para o Controlo da Doença Hemorrágica Viral dos Coelhos (Despacho n.º 4757/2017 de 31 de maio), a equipa do INIAV do projeto +COELHO acompanhou, no passado dia 21 de dezembro, os caçadores da FENCAÇA na Herdade Fonte Paredes, em Avis, Concelho de Portalegre. Este ato venatório foi dedicado à caça menor e em particular à lebre.
19 dezembro 2017No âmbito do projeto +Coelho, as investigadoras Margarida Duarte e Mónica Cunha acompanharam, mais uma vez, os caçadores da FENCAÇA na região de Alcaria Ruiva, no passado dia 16 de dezembro de 2017, nos atos venatórios dedicados a caça menor.
11 dezembro 2017No âmbito da vigilância sanitária das populações de leporídeos no contexto do Plano de Ação para o Controlo da Doença Hemorrágica Viral dos Coelhos (Despacho n.º 4757/2017 de 31 de maio), efectuou-se no início do mês de dezembro passado, colheita de material biológico em vida por solicitação dos técnicos da ANPC.
11 dezembro 2017A equipa do INIAV, responsável pelo projeto +COELHO participou na semana passada no congresso bianual Microbiotec’17, que decorre em Portugal.
6 dezembro 2017No âmbito da vigilância sanitária das populações de leporídeos, a equipa do INIAV acompanhou os caçadores da FENCAÇA na região de Évora Monte, no passado dia 2 de dezembro, nos atos venatórios dedicados a caça menor.
4 dezembro 2017Vírus da Mixomatose detectado em populações de coelho-bravo de vários concelhos

21 novembro 2017Deteção da circulação do vírus da Doença Hemorrágica Viral dos Coelhos em Almeirim e reforço das recomendações para as áreas afetadas pelo Vírus da Doença Hemorrágica Viral dos Coelhos.
13 novembro 2017Decorreu no passado dia 12 de novembro uma ação de formação complementar no campo, em Corte Gafo de Cima, aos técnicos e caçadores da Federação Alentejana de Caça (FAC) e da Federação de Caçadores do Algarve (FCA).
8 novembro 2017No passado dia 3 de novembro, o grupo +Coelho detetou, por métodos moleculares, a presença da nova variante do vírus da doença hemorrágica viral dos coelhos (RHDV2) num cadáver de coelho-bravo.
27 outubro 2017
Na sequência da Ação de Formação efetuada a 6 de Setembro de 2017, na sede do INIAV em Oeiras, que teve como objetivo principal a demonstração e o esclarecimento dos procedimentos de colheita de material biológico em ato venatório, com vista ao estabelecimento de uma rede de epidemiovigilância de âmbito nacional, decorreu no passado dia 21 de Outubro a primeira ação de formação complementar in situ, aos técnicos e caçadores da FENCAÇA.
Uma equipa da TDS, conduzida pela jornalista Carla Correia, acompanhou o ato venatório e a colheita de material. A entrevista está disponível em http://televisaodosul.pt/video/1489/.

25 outubro 2017
Apresentação do Plano de Ação para o Controlo da Doença Hemorrágica Viral dos Coelhos, na Feira da Caça de Mértola
No passado dia 20 de Outubro, decorreu a VIII Feira de Caça em Mértola, um evento aglutinador dos aficionados e profissionais da atividade cinegética do nosso país. A convite do Presidente da Câmara Municipal, Dr Jorge Rosas, o Grupo de Trabalho +Coelho apresentou o Plano de Ação para o Controlo da Doença Hemorrágica Viral dos Coelhos, decorrente do Despacho 4757/2017 de 31 de Maio do MAFDR.
11 outubro 2017
Colheita de material biológico no âmbito do Plano de Ação para o Controlo da Doença Hemorrágica Viral dos Coelhos
Divulgado entre os Parceiros do GT +Coelho, no passado dia 10 de outubro, o vídeo demonstrativo dos procedimentos de colheita de material biológico de coelho-bravo, para assistir os técnicos das OSC que colaboram na vigilância sanitária. A precisão e acuidade dos resultados laboratoriais dependem da boa execução da colheita e subsequente preservação dos materiais.
6 outubro 2017Projeto de Investigação pretende recuperar coelho bravo e a lebre
"Com a abertura da época geral de caça avança um novo projeto de recuperação do coelho bravo e da lebre. O objetivo é descobrir uma vacina que possa prevenir o avanço da doença hemorrágica viral que está a matar os coelhos, e a ameaçar o equilíbrio do ecossistema mediterrâneo." - Reportagem RTP (Vídeo)- 6.10.2017

20 setembro 2017Plano de Ação para o Controlo da Doença Hemorrágica Viral dos Coelhos
Decorreu no passado dia 20 de setembro de 2017, no Salão do Marquês do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, a apresentação pública do Plano de Ação para o Controlo da Doença Hemorrágica Viral dos Coelhos, elaborado pelo grupo de trabalho +Coelho.
8 setembro 2017Colheita de material biológico no âmbito do Plano de Ação para o Controlo da Doença Hemorrágica Viral dos Coelhos
Decorreu no passado dia 6 de setembro de 2017, na sede do INIAV em Oeiras, uma ação de formação teórico-prática dirigida aos técnicos das três OSC que integram o GT +Coelho (FENCAÇA, ANPC e CNCP)

 







Governo de Portugal
w3c
acessibilidade
seara.com