Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Facebook
20
SOS Vespa
A Vespa velutina é uma espécie asiática com uma área de distribuição natural que se estende pelas regiões tropicais e subtropicais do norte da Índia ao leste da China, Indochina e ao arquipélago da Indonésia, ocorrendo normalmente nas zonas montanhosas e mais frescas da sua área de distribuição, pelo que pode estar preadaptada para explorar ambientes temperados. A subespécie introduzida na Europa é a Vespa velutina nigrithorax, também chamada de vespa das patas amarelas. Esta subespécie vive no norte da Índia (Darjeeling, Sikkim), Butão, China e nas montanhas de Sumatra e Sulawesi (Indonésia). 


A sua existência tem sido reportada desde 2011 na Região Norte de Portugal e na Bélgica, tendo a primeira confirmação em Itália ocorrido no final de 2012.
Os principais efeitos da presença desta espécie não indígena manifestam-se em várias vertentes, sendo de realçar:
  • na apicultura - por se tratar de uma espécie carnívora e predadora das abelhas;
  • para a saúde pública – não sendo mais agressivas que a espécie europeia, no caso de sentirem os ninhos ameaçados reagem de modo bastante agressivo, incluindo perseguições até algumas centenas de metros.


A deteção ou a suspeita de existência de ninho ou de exemplares de Vespa velutina nigrithorax deverá ser comunicada através  de um dos meios referidos no portal do ICNF em  www.icnf.pt/portal/naturaclas/patrinatur/especies/n-indig/vesp-velutina - (preenchimento do Anexo IV)

Em caso de necessidade de identificação de exemplares, deverá proceder-se ao envio da ficha de registo para o INIAV, através dos endereços consultas.safsv@iniav.pt ou vespa@iniav.pt, que fará a respetiva confirmação. Para informações adicionais consultar o folheto divulgativo ou contactar o INIAV para o tel. 214 463 700

Este plano de ação tem por objetivo enquadrar a atuação nacional face ao estabelecimento e disseminação da vespa asiática em Portugal continental.


Apresentamos aqui a síntese das ações de formação em que o INIAV tem participado,  realizadas no âmbito do Plano de Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal, de 2015 a 2017 - documento elaborado pela DGAV. 








Governo de Portugal
w3c
acessibilidade
seara.com