![]() Código do projeto | CENTRO-04-3928-FEDER-000028 Objetivo principal | Promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e
apoiar a mobilidade laboral Região de intervenção Entidades beneficiárias | Instituto
Nacional de Investigação Agrária e Veterinária I.P.; Comissão Vitivinícola da
Região de Lisboa(CVR Lisboa); CV Bairrada; CVR Dão; CVR Beira Interior;
CVR Tejo; Instituto Politécnico de Viseu; Instituto Politécnico de Castelo
Branco Data da aprovação | 09-09-2020 Data de início | 01-07-2019 Data de conclusão | 30-06-2022 Custo total elegível | 2.657.320,12€ Custo elegível INIAV | 198.851,38€ Apoio financeiro da União Europeia Objetivos, atividades e resultados esperados Objetivos Promover a
sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade laboral. A
concessão de apoio ao crescimento propício ao emprego através do
desenvolvimento do potencial endógeno como parte integrante de uma estratégia
territorial para zonas específicas, incluindo a conversão de regiões
industriais em declínio e desenvolvimento de determinados recursos naturais e
culturais e da sua acessibilidade. Descrição
Sumária das atividades: O projeto pretende dar continuidade ao processo iniciado em 2016 de valorização económica de um importante e já reconhecido recurso natural endógeno existente na Região Centro – o Vinho e a toda a fileira associada, desde a investigação e Inovação até ao enoturismo, respondendo quer às prioridades estratégicas definidas pelas políticas públicas Nacionais e Regionais para o sector agroalimentar e do vinho, quer às estratégias e dinâmicas preconizadas pelos principais agentes económicos que nele operam. Para tal, a parceria deste projeto, propõe-se desenvolver um programa estratégico específico, contemplando um conjunto de ações estruturadas, conjuntas e complementares, direcionadas aos diferentes pontos da cadeia de valor da fileira da vinha e do vinho, enquadradas nos seguintes grupos de atividades:
Relativamente
ao Grupo I, o desenvolvimento do setor vitivinícola tende a
convergir com a evolução de novos conceitos de inovação tecnológica, novas
formas de produção e vinificação, e promoção e comunicação inovadora, tendo as
castas autóctones como fator de afirmação e diferenciação da Região.Tendo em
conta as competências de I&D, nos domínios da vitivinicultura, existentes
em várias instituições da região Centro, no quadro deste projeto é proposta a
sedimentação e reforço da Rede para a Inovação Vitivinícola da Região Centro
criada no âmbito do projeto CENTRO-04-3928-FEDER-000001 que, concertadamente,
contribuirá para:
A
valorização económica de diversidade intervarietal e a transformação digital da
vitivinicultura, que interliga a viticultura e enologia de precisão à IoT, são
duas áreas de investigação, desenvolvimento e inovação, que também estão previstas
neste projeto. Face ao exposto, no seguimento do Projeto Estratégico de Apoio à
Fileira do Vinho na Região Centro - CENTRO-04-3928-FEDER-000001 (2016-2019)
este Grupo de Atividades, contempla as seguintes ações:
Grupo
II - Promoção
e Marketing Inovador do Vinho, a este nível, apesar de muito já ter sido
feito no decorrer dos últimos anos, existe ainda um longo caminho a percorrer
para que os vinhos das DO existentes na Região Centro continuem a afirmar e
destacarem-se dos seus principais concorrentes e potenciar todas as capacidades
que possui. No mercado
globalizado onde opera, a concorrência internacional é cada vez mais abundante.
A cada ano que passa surgem novos players, com produtos mais apelativos e a
preços competitivos. Assim sendo, os agentes económicos nacionais não podem
relaxar. Importa também frisar que o número de novos consumidores de vinho tem
vindo a aumentar, fruto essencialmente da mudança de padrões de consumo de
bebidas alcoólicas e da emergência de novos mercados, existe assim, por um
lado, mais concorrência, e por outro, um conjunto de novas oportunidades que
deverão ser aproveitadas. Nessa
medida, tendo em vista o aumento da visibilidade, notoriedade dos vinhos das DO
existentes na Região Centro e bater-se com as principais marcas de vinho
mundiais, ganhar quota de mercado, incrementar o preço médio por litro
exportado e aumentar as margens comerciais, os promotores deste projeto, estão
cientes que tem de continuar a apostar fortemente em mecanismos de promoção e marketing
inovadores dos Vinhos com DO e IG existentes na região centro , pelo que, o
presente projeto contempla um conjunto de ações que combinam outbound e inbound
Marketing: conceção, produção de meios e dinamização de campanhas publicitárias
ambiciosas, em diferentes meios, como outdoors juntos dos grandes centros
urbanos, inserções em imprensa da especialidade, Rádio, TV, Web e patrocínio de
eventos; Organização de concursos e galas de entrega de prémios; Ações de promoção
e prospeção internacional como a participação na Prowein( a mais importatente
feira do sector no mundo) e Vinhos de Portugal no Rio de Janeiro e S. Paulo
entre outras. Grupo III – Valorização do Território vitícola, quando abordamos o vinho e a sua fileira, importa ainda salientar outras áreas cuja importância têm contribuído fortemente para o desenvolvimento deste setor no país e na região Centro, com destaque para o setor turístico, com fortes impactos na empregabilidade, retenção de talento e uso eficiente de recursos. Pelo que, esta candidatura propõe um programa de ações direcionado a apoiar e desenvolver o Enoturismo e Rotas de Vinhos das DO existentes na região Centro. Não obstante os diferentes estados de desenvolvimento e metodologia das Rotas de Vinho de cada DO, neste Grupo, foram definidas ações conjuntas de promoção e benchmarking, apar de um número muito significativo de iniciativas de animação territorial; campanhas de promoção e marketing a nível nacional e internacional (participação em eventos e promoção digital) e ações de reconhecimento da oferta destinadas a players internacionais. Estamos em crer, que esta operação contribuirá fortemente a sustentabilidade territorial, através da melhoria da dinâmica empresarial da fileira, captação de investimento, criação de riqueza, retenção e captação de talento e criação de emprego e forte impacto na geração de riqueza na Região. Este projeto pretende dar continuidade à estratégia iniciada em 2016, com vista à valorização económica do sector vinícola regional. Apesar do trabalho feito, existe, potencial há por explorar. Nesse sentido, o projeto que agora se propõe tem por objetivos centrais contribuir para aumentar a competitividade e valorização não só do vinho, mas de toda a sua fileira e cadeia de valor alargada e fomentar a sua internacionalização e notoriedade, estimular a aposta na inovação e na diferenciação, e favorecer a capacidade de gerar emprego e riqueza. Para tal os promotores deste projeto definiram os seguintes objetivos específicos:
Com o
desenvolvimento do conjunto de ações que compõem o presente projeto, as
entidades promotoras pretendem dar continuidade à estratégia iniciada em 2016,
com vista à valorização económica do sector vinícola regional e assim propiciar
uma maior taxa de emprego no sector.A
operacionalização deste projeto pretende concorrer para que a Região Centro se
torne mais dinâmica e potencialmente mais atrativa ao investimento e ao capital
humano, e para ganhar notoriedade e reconhecimento nacional e internacional. |