Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
CentenárioFacebook
24
Conselho Científico


  • REUNIÕES

    Reuniões

    29 de novembro 2017 - Com a presença de 13 dos seus membros, reuniu nesta data a Comissão Coordenadora do Conselho Científico do INIAV. O tema central da reunião foi a definição do conjunto de linhas orientadoras para a revisão do sistema de avaliação do desempenho dos investigadores, sistematizado após realização de um conjunto alargado de debates. Foram tomadas também deliberações relativamente à avaliação do desempenho de diversos investigadores do Instituto.


    26 de outubro 2017 - Com a presença de 16 dos seus membros, reuniu nesta data a Comissão Coordenadora do Conselho Científico do INIAV. Os temas tratados incidiram sobre diversas deliberações no quadro da avaliação do desempenho de investigadores do Instituto e no debate sobre a necessidade de revisão do sistema de avaliação do desempenho dos investigadores, designadamente dos aspetos associados ao tipo de pronúncia que a Comissão Coordenadora emite relativamente a cada Relatório Trienal de Atividades dos investigadores.


    27 de setembro 2017 - Reuniu nesta data a Comissão Coordenadora do Conselho Científico do INIAV, que contou com a presença de 22 dos seus membros. Os temas tratados incidiram sobre diversos tipos de deliberação no quadro da avaliação do desempenho de investigadores do Instituto e no debate das iniciativas a tomar internamente e no quadro do Fórum dos Laboratórios de Estado, relativamente à progressão na carreira. Foi também debatida uma versão provisória do Relatório de Atividades do INIAV relativa a 2016.


    11 de julho 2017 - Com a presença de 18 dos seus membros, reuniu nesta data a Comissão Coordenadora do Conselho Científico do INIAV. Foi aprovado um documento elaborado no âmbito do CC, relativo às linhas orientadoras para a eventual abertura de concursos no quadro da política de descongelamento de progressões na carreira, previsíveis para 2018 e anos seguintes.


    14 de junho 2017 - Reuniu nesta data a Comissão Coordenadora do Conselho Científico do INIAV, que contou com a presença de 14 dos seus membros. Os temas tratados incidiram sobre diversas deliberações relativas a seis processos de avaliação do desempenho de investigadores e a revisão do atual sistema de avaliação dos investigadores do INIAV, no que diz respeito à constituição e desenvolvimento futuro do painel de avaliadores externos.


    30 de maio 2017 - Reuniu nesta data a Comissão Coordenadora do Conselho Científico do INIAV, que contou com a presença de 14 dos seus membros. Os temas tratados incidiram sobre a revisão do atual sistema de avaliação dos investigadores que está a ser preparada e a elaboração de linhas orientadoras para a eventual abertura de concursos no quadro da política de descongelamento de progressões na carreira previsíveis para 2018.


    4 de maio 2017 - Com a presença de 18 dos seus membros, reuniu nesta data a Comissão Coordenadora do Conselho Científico, tendo como agenda a tomada de diversos tipos de decisão sobre 17 processos de avaliação dos investigadores em curso e a promoção de um segundo debate sobre um conjunto de propostas de revisão do atual sistema de avaliação apresentadas por um Grupo de Trabalho formado para esse efeito bem como os resultados dos debates promovidos por cada área científica a esse propósito.


    5 de abril 2017 - Com a presença de 114 dos seus membros, reuniu nesta data o Plenário do Conselho Científico, tendo como ponto central a definição de uma estratégia para o INIAV relativamente ao “Concurso 2017 para Projetos de Investigação em todos os domínios científicos” promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Esta reunião contou com a participação do Conselho Diretivo do INIAV e do Gabinete de Apoio a Projetos do Instituto.


    9 de março 2017 - A reunião da Comissão Coordenadora, realizada nesta data, contou com a presença de 19 dos seus membros. Teve por objetivos a emissão de 16 deliberações no âmbito dos processos de avaliação de desempenho de investigadores do Instituto e a realização de um primeiro debate sobre a proposta de revisão do atual sistema de avaliação de desempenho dos investigadores, produzida pelo Grupo de Trabalho criado para o efeito no final de 2016


    7 de fevereiro 2017 - Reuniu nesta data a Comissão Coordenadora do Conselho Científico que contou com a presença de 17 dos seus membros. A reunião teve por objetivo a emissão de um conjunto de deliberações no âmbito de 19 processos de avaliação do desempenho e de progressão na carreira atualmente em curso e o debate sobre uma metodologia de análise do corpo de investigadores do Instituto, segundo diversas perspetivas, tendo em vista o seu desenvolvimento futuro.


    17 de janeiro 2017 - Com a presença de 113 dos seus membros, reuniu nesta data o Plenário do Conselho Científico, tendo por objetivo central o debate e aprovação de uma proposta de revisão das “áreas científicas” do Instituto. A proposta de redução de 40% no número de áreas científicas atualmente em vigor, foi aprovada por unanimidade. Nesta reunião o Presidente do INIAV apresentou um balanço do ano de 2016 e traçou as linhas orientadoras para 2017. Foi aprovado por unanimidade o Relatório de Atividades do Conselho Científico do INIAV relativo a 2016.


    13 de dezembro 2016 - Com a presença de 22 dos seus membros, a Comissão Coordenadora realizou nesta data a última reunião de 2016. O ponto principal da agenda incidiu sobre uma proposta de revisão das “áreas científicas” do INIAV. Foi acordada uma solução que promove uma redução de 43% das atuais “áreas científicas”, adaptando este vetor organizacional do Instituto à atual conjuntura. Esta proposta irá ser debatida em reunião plenária a promover no início do próximo ano.


    17 de novembro 2016 - Com a presença de 22 dos seus membros, a Comissão Coordenadora do Conselho Científico reuniu para deliberar sobre 12 processos de avaliação do desempenho de investigadores e pronunciar-se sobre diversas vertentes da concretização do Plano de Ação para o Conselho Científico 2016-2018. De entre estes assuntos, destaca-se a aprovação de um conjunto de descritores da atividade dos cientistas do Instituto e uma proposta de ações tendentes à melhoria da inserção da atividade de investigação no quadro da instituição. Os grupos recém-criados para a elaboração de propostas relativas ao desenvolvimento do sistema de avaliação do desempenho dos investigadores e à difusão de informação apresentaram o ponto de situação dos trabalhos. Foi também debatida uma segunda proposta da Presidência do CC relativa à revisão da organização de áreas científicas do Instituto.


    20 de outubro 2016 - A Comissão Coordenadora do Conselho Científico reuniu com a presença de 17 dos seus membros. Foram tomadas diversas deliberações relativamente a 23 processos de avaliação do desempenho de investigadores em curso.
    Foi realizado um primeiro debate sobre diversas propostas da Presidência para concretização do Plano de Ação do CC 2016-2018, nomeadamente:
    - Contributos para melhoria da inserção da investigação no quadro do
    funcionamento corrente do Instituto;
    - Organização do Grupo Permanente para a Difusão de Informação,
    entretanto já constituído;
    - Estrutura de reporte da atividade dos investigadores do INIAV, a ser
    adotada anualmente pelo Instituto;
    - Formação de um Grupo de Trabalho que irá dedicar-se à
    elaboração de uma proposta de revisão do sistema de
    avaliação do desempenho dos investigadores.
    Finalmente, nesta reunião foi debatida uma primeira proposta da Presidência para revisão e atualização de Áreas Científicas do Instituto.

    19 de julho 2016 - Com a presença de 21 dos seus membros, reuniu nesta data a Comissão Coordenadora do Conselho Científico, com o intuito de dar seguimento a 25 processos de avaliação do desempenho de investigadores, em curso neste momento. Foi também acordada a proposta de parecer do Conselho Científico relativamente ao Relatório de Atividades do INIAV de 2015, a submeter ao Plenário, através de um processo de consulta escrita deliberativa.


    21 de junho 2016 - A Comissão Coordenadora reuniu nesta data, com a presença de 18 dos seus membros. Nesta reunião foi dado andamento a 12 processos de avaliação do desempenho dos investigadores e discutidas as formas de organização do Conselho Científico para concretização do Plano de Ação 2016-2018. Foi igualmente debatida a posição do Conselho Científico relativamente ao Projeto de Regulamento de projetos de investigação e desenvolvimento financiados exclusivamente por fundos nacionais, em processo de consulta pública promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.


    24 de maio 2016 - Plenário do Conselho Científico (CC) reuniu nesta data para debater e aprovar o Plano de Ação do CC para o período 2016-2018. Este Plano de Ação foi aprovado por unanimidade dos conselheiros e irá balizar a atividade do CC nos próximos anos. Foram definidas diversas linhas de ação, objetivos, calendário e forma de organização dos trabalhos. Para além de um conjunto de ações internas ao CC, este Plano prevê também a concretização de trabalho colaborativo com outros órgãos e estruturas do INIAV, com o objetivo de desenvolver a atividade do INIAV em diversos domínios. Para além deste tema central do Plenário, nesta reunião o CC emitiu parecer sobre o “Plano de Atividades para o INIAV 2016” e aprovou uma alteração ao seu Regulamento Interno.


    11 de maio 2016 - A Comissão Coordenadora do Conselho Científico reuniu nesta data, com a presença de 19 dos seus membros, tendo em vista aprovar a designação dos avaliadores internos e externos dos Relatórios Curriculares Trienais de Atividades de 11 investigadores. Nesta reunião, foi também analisada a segunda versão do texto do Plano de Atividades do CC para o período 2016-2018 e debatida uma alteração ao Regulamento Interno do Conselho Científico. Estes dois últimos assuntos serão sujeitos a debate e votação em reunião do Plenário a realizar no próximo dia 24 de maio.


    29 de abril 2016 - A Comissão Coordenadora do Conselho Científico reuniu nesta data, com a participação de 23 dos seus membros. Os trabalhos incidiram sobre 36 processos decisórios no âmbito da avaliação do desempenho dos investigadores do Instituto. Foi debatida uma versão de trabalho do Plano de Atividades do INIAV para 2016. Na sequência de trabalhos promovidos em anteriores reuniões desta Comissão, foi discutido o conjunto de linhas de ação, objetivos e metodologias a desenvolver no quadro de um Plano de Ação 2016-2018 para o Conselho Científico.


    21 de março 2016 - Com a presença de 22 dos 25 membros, reuniu a Comissão Coordenadora do Conselho Científico, com o objetivo de debater diversos documentos preparatórios para a elaboração de um Plano de Ação 2016-2018. Esta reunião foi antecedida por uma sessão de trabalho realizada no dia 14 do mesmo mês, na qual foram analisadas as primeiras versões dos contributos de cada um dos sete grupos formados no seio da Comissão e que, entretanto, foram melhorados. Estabilizada esta fase dos trabalhos, estes sete documentos serão agora consolidados num documento único, a ser desenvolvido e debatido ao longo do mês de abril.


    26 de fevereiro 2016 - Realizou-se a primeira reunião da Comissão Coordenadora do Conselho Científico do INIAV, I.P. (CC-INIAV) com a composição resultante do processo eleitoral de dezembro de 2015. Estiveram presentes 22 dos seus 25 membros, representantes de cada área científica do Instituto. Após prestada informação sobre o processo em curso com vista ao desenvolvimento do Sistema de Informação do INIAV, foi acordada a estrutura e organização dos trabalhos para a elaboração de um Plano de Ação para o CC-INIAV, para 2016-2018. Este plano será apresentado para aprovação pelo Plenário na reunião agendada para o próximo dia 17 de maio. Foram também tomadas diversas decisões correntes relativamente ao processo de avaliação do desempenho dos investigadores.


    26 de janeiro 2016 - Reuniu o Plenário do Conselho Científico do INIAV, I.P. que contou com a presença de 115 dos 146 investigadores e doutorados que integram o Instituto. Nesta reunião, para além do avanço dado a diversos processos individuais no âmbito da avaliação do desempenho dos investigadores do INIAV, foi analisada a situação atual da investigação no Instituto e identificadas as ações a empreender pelo Conselho Científico ao longo do triénio de 2016-2018, que poderão contribuir para melhorar a sua prestação. A sistematização desta informação dará origem a um Plano de Atividades Trienal do Conselho Científico para 2016-2018, produzido no âmbito da Comissão Coordenadora deste Conselho, a ser aprovado pelo Plenário até final do primeiro semestre.


    9 de dezembro 2015 - Foi eleita uma nova equipa para a Presidência do Conselho Científico do INIAV I.P. e eleitos os novos representantes de cada área científica que passam a constituir a Comissão Coordenadora deste Conselho. O mandato destes dois órgãos do Conselho Científico termina em finais de 2018.

     

     





  • COMISSÃO COORDENADORA

    Comissão Coordenadora

     

    Comissão Coordenadora do Conselho Científico 2016-2018
    - Ato eleitoral realizado em 9 de dezembro de 2015

    ÁREA CIENTÍFICA

    REPRESENTANTES NA COMISSÃO COORDENADORA

    Bacteriologia

    Ana Filomena Amaro

    Biologia Celular

    ---

    Ecofisiologia, Recursos Genéticos e Melhoramento de Plantas

    Isabel Carrasquinho

    Benvindo Maçãs

    Cláudia Sánchez

    Economia e Sociologia Agrárias - desenvolvimento

    Pedro Reis

    Nutrição e Alimentação Animal

    Olga Moreira

    Olivicultura – azeitona e azeite

    António Cordeiro

    Parasitologia

    Jacinto Gomes

    Patologia

    Leonor Orge

    Proteção de Plantas

    Maria dos Anjos Ferreira

    Helena Machado

    Química, Bioquímica e Toxicologia

    Luz Ferreira

    Recursos Naturais e Ambiente

    Pedro Jordão

    Jorge Gonçalves

    Reprodução, genética e Melhoramento Animal

    Rosa Pereira

    Silvicultura, Ordenamento e Produtos Florestais

    Amélia Palma

    Sistemas e Técnicas de Produção Animal

    Teresa Carmona Belo

    Tecnologias da Conservação e Transformação de Produtos Agrários

    Ana Partidário

    Paula Esteves

    Tecnologias da Produção Hortícola, fruticultura e outras culturas

    Graça Palha

    Viticultura e Enologia

    José Eiras Dias

    VirologiaMargarida Duarte
    Investigadores CoordenadoresAntónio Horta
    Carlos Carmona Belo
    Joaquim Cabral Rolo

     

     
  • REGULAMENTO INTERNO

    Regulamento Interno

     








  • DOCUMENTOS DE GESTÃO

    Documentos de Gestão

     

    - Relatório de Atividades 2016

    - Plano de Ação 2016-2018

     

     

     

  • PRESIDÊNCIAS

    Presidências

     

    Data do ato eleitoral/Vigência

    Cargo

    Nome

    Categoria

     

    9/12/2015

     

    2016/2018

    Presidente

    Rui Rosário

    Investigador coordenador

    Vice Presidente

    Paula Scotti

    Investigadora auxiliar

    Secretário

    Sandra Cavaco

    Investigadora auxiliar

     

    12/11/2012

     

    2013/2015

    Presidente

    Pedro Reis

    Investigador auxiliar

    Vice Presidente

    Olga Cardoso

    Investigadora auxiliar

    Secretário

    Isabel Carrasquinho

    Investigadora auxiliar

     

     

 




Governo de Portugal
w3c
acessibilidade
seara.com