Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Facebook
12
Euphresco

 

DESTAQUES:

Strategic Research Agenda 2017-2022 

Call de 2017

Call de 2015

A Participação do INIAV (ex-INRB/ex-DGPC) nas Era-Net EUPHRESCO I e II, e desde 2014 na network Euphresco, permitiu alargar o "know-how" dos seus especialistas na área da Sanidade Vegetal e introduzir na rotina laboratorial a utilização de novas tecnologias de diagnóstico "cutting-edge" para dar uma resposta mais eficaz aos desafios resultantes das alterações climáticas e da globalização dos mercados agrícolas. Deste percurso nasceram histórias de sucesso para contar…(ver +)

A Call de 2015, resultou para a network Euphresco no financiamento de 13 projetos de investigação Transnacionais em Consórcio na área dos organismos fitopatogénicos de quarentena, totalizando mais de 3 M€. A identificação de áreas de investigação prioritárias para Portugal levou o INIAV, I.P., como Laboratório Nacional de Referência para a área da Sanidade Vegetal, a participar em seis Projetos em áreas distintas da Sanidade agrícola e florestal, onde se incluem Tópicos relativos a riscos fitossanitários relevantes, alguns já presentes e sujeitos a medidas de erradicação, outros ainda emergentes e com potencial impacto para as fileiras hortofrutícola e florestal.


We shouldn't take plant health issues for granted, warns Baldissera Giovani.


Focus on…Euphresco: European Phytosanitary Research Coordination network

Giovani Baldissera - Co-ordinator of the Euphresco network at the European and Mediterranean Plant Protection Organization...(ver +)


Euphresco: an opportunity for phytosanitary research coordinationand funding in the EPPO region and abroad... (ver +)

Bem-vindo à network Euphresco

 

Euphresco (www.euphresco.net) é uma rede de Instituições que financiam Projetos de investigação coordenando a investigação fitossanitária na área dos organismos de quarentena. O objetivo mais importante da network Euphresco é apoiar a coordenação e colaboração na área da investigação fitossanitária, tornando mais forte e sustentável a rede de financiadores incluindo os membros presentes e futuros.

A introdução e estabelecimento de novas doenças e pragas das plantas aumentou de forma exponencial ao longo do último século como consequência da expansão e globalização do comércio, exacerbada ainda pelas alterações climáticas. Paralelamente, o número de especialistas nas áreas fitossanitárias, a nível europeu (taxonomia, patologia vegetal clássica), sofreu grande erosão nas últimas décadas, uma vez que esta área científica passou a ter um lugar menos relevante em termos de financiamento. A proteção das plantas encontra-se assim num estado de emergência, como indicado em European and Mediterranean Plant Protection Organization (EPPO).

Na Europa, muitas das políticas fitossanitárias, legislação e recomendações técnicas de suporte são determinadas a nível regional, mas a investigação de base é frequentemente financiada a nível nacional. A coordenação destas atividades de investigação a nível nacional é vital para reduzir o impacto dos problemas fitossanitários na economia, ambiente e bem-estar dos cidadãos, quer a nível nacional, quer a nível europeu ou internacional.








Second newsletter to stakeholders




Governo de Portugal
w3c
acessibilidade
seara.com