Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Facebook
18
Polo de Santarém

Coordenadora: Olga Moreira
Quinta da Fonte Boa, Vale de Santarém, 2005-048 Santarém – Portugal
Tel: (+ 351) 243 767 300
Fax: (+ 351) 243 767 307
E-mail: polo.santarem@iniav.pt


PRINCIPAIS ATIVIDADES
  • O Polo da Quinta da Fonte Boa, tem como missão principal o apoio à atividade experimental, adaptando a sua ação às necessidades dos projetos de investigação que decorrem em cada momento.
  • Enquadra basicamente três sectores com atividades distintas: o Centro de Documentação e Informação (CDI), o Serviço de Apoio Geral (SAG) e o Sector Agro-Pecuário (SAP). 

Centro de Documentação e Informação (CDI)
  • Propõe-se continuar a assegurar o tratamento bibliográfico do espólio existente e dos novos documentos, divulgação dos mesmos a nível interno e externo através do site do INIAV. Como cooperantes da Biblioteca Nacional, cabe-nos disponibilizar lotes dos registos bibliográficos de modo a serem integrados na Base Nacional Bibliográfica.
  • O CDI, centro polivalente, reúne excelentes condições para a realização de uma grande diversidade de eventos (ações de formação, congressos e reuniões), disponibilizando para o efeito as seguintes infraestruturas: 1 auditório - 260 lugares, 2 auditórios de seminários com 70 lugares cada, 1 sala de seminários com 60 lugares, 1 sala de formação com 15 lugares, espaço para stands de exposição e espaço para exposição ao ar livre.
Serviço de Apoio Geral (SAG)
  • Apoia a manutenção das infraestruturas, nomeadamente o sistema de distribuição e escoamento de águas, o sistema elétrico, limpeza e higiene das instalações e espaços exteriores, manutenção de vedações, condução e viaturas. A oficina dá ainda apoio na recuperação de alfaias e máquina agrícolas, trabalho que se reveste de bastante especificidade pelas características do parque de máquinas existente.
  • Apoia o SAP na distribuição de alimentos compostos para as unidades pecuárias, limpeza de fossas sanitárias e na construção e manutenção de cercas.
  • Assegura todo o controle de entradas e saídas de viaturas e o sistema de videovigilância, que funciona 24 horas por dia e regista as imagens das entradas na Quinta da Fonte-Boa.
Sector Agropecuário (SAP)
  • Assegura todo o trabalho com a manutenção dos efetivos pecuários existentes nas propriedades que estão ligadas ao Polo e que são: a Quinta da Fonte-Boa, o Mouchão do Esfola Vacas, o Paul d’Anana e a Cerca do Convento de Almoster.
  • Ao SAP estão afetos um efetivo de bovinos de carne constituído por 93 vacas da raça Alentejana (Mouchão do Esfola Vacas), um efetivo bovino de leite constituído por 54 vacas e novilhas frisias (Quinta da Fonte-Boa), um efetivo de 55 porcas reprodutoras em ciclo fechado (Quinta da Fonte-Boa), um efetivo de 192 ovelhas e 20 cabras (Quinta da Fonte-Boa).
  • No que se refere à atividade agrícola, o SAP orienta a produção de fenos e palhas e de silagem de milho e a manutenção das pastagens semeadas para pastoreio direto e produção de forragens.
  • Assegura a gestão, a manutenção e a produção destes efetivos, e colabora ativamente nos trabalhos no âmbito das atividades de investigação das Unidades Estratégicas de Investigação. 
 
BANCO PORTUGUÊS DE GERMOPLASMA ANIMAL 

Localizado em Santarém, na Quinta da Fonte Boa, tem como objectivos:
    • Assegurar a recolha e manutenção de germoplasma, nomeadamente sémen, embriões, células somáticas e DNA - de todas as raças nacionais de animais domésticos, de forma a:
    • Garantir a sua conservação a longo prazo, de acordo com as recomendações das organizações internacionais competentes.
    • Assegurar a sua disponibilidade para utilização nos programas de seleção e conservação das raças envolvidas, segundo as normas estabelecidas no Regulamento do BPGA.
    • Promover o intercâmbio de informação e, quando tal for julgado oportuno, de material genético, com bancos congéneres estrangeiros.

Consulte o folheto explicativo do BPGA, constituído em março de 2010 no âmbito do protocolo celebrado com a DGAV. 





Governo de Portugal
w3c
acessibilidade
seara.com