Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Facebook
17
Laboratório de Nematologia



  • QUEM SOMOS

    Quem somos

     

    Um laboratório que integra o conjunto de Laboratórios Nacionais de Referência do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. (INIAV, I.P.), designadamente para as doenças e pragas das plantas.

    O Laboratório de Nematologia é responsável pela fitossanidade dos Planos Nacionais de Controlo de Organismos de Quarentena como o NMP (Nemátode da Madeira do Pinheiro) Bursaphelencus xylophilus e NQB (Nemátodes de Quisto da batateira) Globodera spp., entre outros.

    Mantém uma estreita colaboração com entidades e organismos nacionais e internacionais, nomeadamente: Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Direções Regionais de Agricultura e pescas (DRAPs), European and Mediterranean Plant Protection Organization (EPPO), Organisation Internationale de Lutte Biologique (OILB), diversas universidades e outras entidades.

     




     

  • MISSÃO E VISÃO

    Missão

    Atividades de Investigação e apoio a projetos, em articulação com outros laboratórios (e.g. Entomologia, Micologia, Microbiologia do Solo, Virologia, etc.) e instituições de I&D;

    Execução das análises dos Planos nacionais de Controlo de organismos de Quarentena e dos Organismos da Qualidade (para a certificação de material vegetal e de viveiros);

    Realização de análises para a deteção e identificação de nemátodes fitoparasitas em diferentes matrizes (madeira, insectos, solo, sementes, etc.);

    Apoio a entidades públicas ou privadas do sector agrícola e florestal;

    Avaliação da perturbação dos ecossistemas através do estudo dos nemátodes como indicador biológico.


    Visão

     

    Apoio à implementação da estratégia do INIAV, I.P. enquanto Laboratório de Estado e de Referência.


     
  • OBJETIVOS

    Objetivos

     

    Diagnosticar e estudar os nemátodes fitoparasitas que afetam plantas de elevado valor económico;

    Aprofundar o conhecimento das suas interações com os hospedeiros e outros organismos (insetos, fungos, vírus, etc.), visando mitigar os danos causados;

    Divulgar e promover o conhecimento técnico e científico no domínio da Nematologia.


     


     

  • ÁREAS DE INTERVENÇÃO

    Áreas de intervenção


    Investigação

    Participação em projetos e implementação de linhas de ação que visem a proteção e gestão agro-florestal; atividades desenvolvidas em articulação com outros laboratórios do INIAV e Instituições de I&D.

    Prestação de Serviços
    Diagnóstico em Nematologia através de análises em diversas matrizes (madeira, insectos, partes de plantas, solos, etc.)

    Formação
    Promoção e participação em ações de formação destinadas a diversos públicos-alvo (ensino básico; profissional; universitário e pós graduações). Orientação e acompanhamento de mestrandos e doutorandos de diferentes nacionalidades.

    Divulgação

    Promoção do conhecimento técnico-científico, no domínio da nematologia, através de publicações em diversos formatos (boletins e manuais técnicos, artigos em revistas, entre outros) e diferentes suportes (digital e papel).

     









  • EQUIPA E CONTACTOS
     

  • DIVULGAÇÃO

    Boletim Técnico nº 2/2018 - Nemátodes de Quisto da Batateira











     



Governo de Portugal
w3c
acessibilidade
seara.com