Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Facebook
06
FASTBREED



Designação do projeto Implementação de um programa de melhoramento de variedades de trigo com base em seleção genómica - FASTBREED
Código do projeto |ALT20-03-0145-FEDER-000018
Objetivo principal Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.
Região de intervenção Alentejo
Entidade beneficiária | Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. – Polos de Santarém e de Elvas / Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL)
Data da aprovação | 2016-04-05
Data de início | 2016-07-01
Data de conclusão | 2019-06-30
Custo total elegível 754.829,35 €; Custo elegível INIAV| 644.904,23€
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 641.604,95


Objetivos, atividades e resultados esperados 

O principal desafio que se coloca à agricultura nas próximas décadas é o aumento sustentável da produção vegetal para alimentação humana e animal. É urgente aumentar a produção de uma forma sustentável utilizando variedades de culturas com rendimento mais elevado. Para alcançar este objectivo não é suficiente prosseguir estratégias de melhoramento convencional e está provado que as ferramentas da genética molecular permitirão acelerar o processo de melhoramento, encurtando o número de anos envolvidos nos programas de melhoramento para obter variedades novas e mais bem adaptadas a um mundo em permanente alteração climática, demográfica e social, mas respeitando o ambiente e dando resposta às necessidades do mercado. A Seleção Genómica (GS) é uma nova abordagem para aumentar o ganho genético de seleção no melhoramento de culturas vegetais e na produção animal. A GS utiliza múltiplos marcadores moleculares genómicos para prever os efeitos de características quantitativas complexas, no melhoramento de plantas e animais através da modelação desses efeitos e da previsão da soma de todos eles.

O INIAV é a instituição responsável pelo Programa Nacional de Melhoramento de Cereais e associa-se neste projeto a peritos nacionais e a consultores internacionais em genética molecular e técnicas de genotipagem associando um vasto trabalho desenvolvido ao longo de décadas em melhoramento convencional e as ferramentas moleculares disponíveis como ponto de partida para a seleção genómica.






Governo de Portugal
w3c
acessibilidade
seara.com