Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Facebook
07
SustForestPlus



Designação do projeto | Estratégia e redes de colaboração para a multifuncionalidade, a conservação e o emprego no território do sul da Europa através da extração de resina
Código do projeto|SOE2/P5/E0598
Objetivo principal | O Projecto SustForest Plus é uma iniciativa promovida por alguns dos principais atores da cadeia de valor da resina tendo em vista potenciar a atividade económica do sector, com três objetivos que se complementam mutuamente:
Satisfazer a procura de resinas naturais da indústria do sudoeste europeu. 
Gerar emprego estável e de qualidade nas zonas rurais da região sudoeste da Europa.
Valorizar comercial e tecnologicamente a resina natural produzida nas florestas do sudoeste europeu como recurso sustentável social, económica e ambientalmente.
Região de intervenção | Território Sudoeste Europeu (SUDOE)
Entidade beneficiária | CESEFOR, Soria, Espanha (coordenador); INIA, Madrid, Espanha; Município de Proença-a-Nova,  Proença-a-Nova, Portugal; CNPF, Bordéus, França; EFI ATLANTIC, França; UPM, Madrid, Espanha; Município de Penela, Penela, Portugal; INIAV, IP, Oeiras, Portugal; 
Data da aprovação | 2018-02-07
Data de início | 2018-04-01
Data de conclusão | 2021-03-30
Custo total elegível | 160.000,00€; Custo elegível INIAV | 120.000,00
Apoio financeiro público nacional/regional | 40.000,00€


Objetivos, atividades e resultados esperados

O projeto de investigação INTERREG SUDOE SustForest Plus é liderado pelo CESEFOR, Espanha, e é executado por oito instituições beneficiárias, com a participação de mais de vinte entidades associadas, públicas e privadas de Espanha, França, Portugal, Grécia, Itália e Tunísia.

Pretende-se promover e melhorar os métodos de gestão conjunta das fontes de resina natural do Sudoe como recurso estratégico e preferencial para a indústria, a criação de emprego e a utilização racional dos recursos naturais.

Objetivos operacionais:

1) criar estratégias e redes de gestão conjuntas para potenciar o uso da resina do Sudoe pela indústria local, com soluções transferíveis ao território;

2) reforçar a qualidade de trabalho dos resineiros locais através de práticas inovadoras; 

3) valorizar as resinas naturais do Sudoe na nova bioeconomia.

Soluções:

Estratégia territorial para a exploração sustentável da floresta das resinas naturais europeias (ENRD). Rede Europeia de Territórios Resineiros: instrumento de participação dos proprietários florestais e gestão da ERNE;

Plano de melhoria da qualidade do trabalho e da sustentabilidade do ofício de resineiro; 

Plano para a promoção da resina natural europeia como produto tecnológico e sustentável (PRONE).

O Projeto estrutura-se em três grupos de tarefas que abordam cada um dos três objetivos e prevê a apresentação de 31 produtos que darão forma à estratégia e aos dois planos que dão título a cada grupo de tarefas.

Um dos produtos chave será a criação da Rede Europeia de Territórios Resineiros  (RETR) à qual se espera que adiram entidades e particulares, proprietários de florestas resineiras para a gestão e defesa coordenada dos interesses do setor através da aplicação da ERNE.

A RETR integrará os elementos da cadeia de valor da resina natural europeia através de secretarias técnicas dedicadas à fase tecnológica, ambiental, social e comercial dos produtos resineiros.

Os produtos desenvolvidos no âmbito do SustForest Plus para o coletivo resineiro, as melhorias técnicas e a difusão de boas práticas empresariais poderão ser adotadas de forma individual pelos trabalhadores, melhorando o seu rendimento laboral.

Com as ferramentas de apoio institucional desenvolvidas no âmbito do projeto, as administrações públicas poderão contribuir para complementar os rendimentos dos trabalhadores resineiros, tornando a atividade mais atrativa.

A rastreabilidade do produto, a valorização das caraterísticas tecnológicas e ambientais da resina natural europeia e a proposta de um certificado de origem serão argumentos desenvolvidos no SustForest Plus que, exercidos pelo setor e pela própria RETR, contribuirão para a dinamização da procura de produtos derivados da resina natural.


Saiba tudo sobre este projeto em https://www.sust-forest.eu/pt-pt



Divulgação

Jornadas Internacionales “El aprovechamiento resinero: Montes con futuro” 

Third Project Meeting – Second General Assembly 

Nos dias 20 e 21 do corrente, do Meeting Técnico (dia 20) e Terceira Assembleia Geral (dia 21) do ProjectoSustForest Plus , Estrategia y redes de colaboración para la multifuncionalidad, la conservación y el empleo en el territorio del sur de Europa a través de la extracción de resina. O evento teve a participação de todos os Sócios Beneficiários do Projecto, um Interreg Sudoe, e teve como entidade organizadora o INIAV. Do INIAV, participaram Amélia Palma, Manuela Leitão e Isabel Carrasquinho. 




Governo de Portugal
w3c
acessibilidade
seara.com