Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
06
Notícias
Depósito de Sementes Portuguesas em 2020 em Svalbard


As sementes de milho, trigo e feijão enviadas pelo Banco Português de Germoplasma Vegetal, foram depositadas pelo Presidente do INIAV, Doutor Nuno Canada e a Engª Ana Maria Barata.

Portugal esteve entre os 37 países que depositaram hoje, dia 25 de fevereiro 2020, sementes no Svalbard Seed Vault. A Primeira-ministra Norueguesa- Erna Solberg e a Ministra da Agricultura e Alimentação – Olaug Vervik Bollestad, coordenaram a entrega das caixas de sementes.Esta cerimónia esteve enquadrada no “2020 Svalbard Seed Summit: Genetic diversity for more resilient food systems”, onde foram tratados temas de extrema importância à conservação e valorização sustentável de recursos genéticos no Mundo, com particular enfase na necessidade de manter a variabilidade genética, para suporte a sistemas alimentares mais resilientes.

Portugal e o INIAV, vão ainda participar num estudo sobre a longevidade da semente, coordenado pelo Svalbard Seed Vault e onde participam também a Tailândia, a Alemanha, a India, o Brasil e a Suécia. O objetivo deste estudo é avaliar a longevidade da semente de várias espécies, quando sujeitas a temperaturas de -18º C e o efeito na qualidade da semente.


 
Governo de Portugal
w3c
acessibilidade
seara.com