Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Facebook
17
Notícias
INIAV ASSOCIA-SE À NOITE EUROPEIA DOS INVESTIGADORES


O INIAV associa-se à Noite Europeia dos Investigadores, iniciativa financiada pela Comissão Europeia, lançada em 2005 com o objetivo de celebrar a Ciência e de aproximar investigadores e cidadãos.

No dia 27 de setembro, os nossos investigadores estarão presentes na Sala Bocage/Piso 1 do MUHNAC, com a apresentação das seguintes atividades:


"A importância da rúcula na dieta mediterrânica"

A rúcula é uma hortícola que faz parte da dieta Mediterrânica e que, nos últimos anos, tem ganho relevância económica a nível mundial. Na presente atividade pretende-se familiarizar o consumidor para a cultura da rúcula.


"Veja como a Agricultura se casa com a Bioinformática."

Já pensaram de onde vêm os produtos que compram nos supermercados das grandes cidades? E como podemos manter a abundância? A determinação de marcadores no DNA, conjugada com o conhecimento das características de várias famílias de plantas, pode ajudar a prever o seu desenvolvimento futuro e selecionar as plantas que podem trazer mais vantagens. Nesta época de alterações climáticas precisamos de melhores ferramentas para explorar as características da adaptação das plantas e garantir a produção de alimento. Venha ver como as novas tecnologias podem ajudar.


"Xylella Fastidiosa - uma bactéria ninja"

A bactéria Xylella fastidiosa afeta mais de 563 espécies de plantas e é classificada como organismo de quarentena, podendo causar graves danos económicos e ecológicos. Nesta atividade os participantes serão convidados a conhecer o ciclo de infeção desta bactéria, a forma como se dissemina e quais as medidas que são aplicadas para travar a sua dispersão. Vão poder aprender a identificar os sintomas da doença, a conhecer diversos aspetos a ela ligados, e como é que no seu dia a dia podem ajudar os cientistas a detetar esta infeção e controlar a sua disseminação.


e ainda no Altice Forum Braga com a atividade:


"Conservar o Passado para garantir o Futuro da nossa Alimentação"

Pretende-se demonstrar a necessidade da conservação dos recursos genéticos vegetais para a Alimentação e Agricultura às novas gerações e ao público em geral.


Saiba tudo em https://noitedosinvestigadores.org/lisboa-2019/ e em https://noitedosinvestigadores.org/programa-braga/

 
Governo de Portugal
w3c
acessibilidade
seara.com