Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Facebook
24
Notícias
Manual - Características de retenção de água no solo para utilização na rega das culturas



Este manual visa divulgar o conhecimento existente sobre as características de retenção de água dos solos de Portugal, pretendendo assim contribuir para a melhoria da prática da rega e para a proteção dos ecossistemas, incluindo o recurso solo.

Neste manual são revistos alguns conceitos básicos sobre a dinâmica da água do solo. De seguida, introduzem-se valores de referência para os teores de água correspondentes à capacidade de campo e ao coeficiente de emurchecimento permanente. Estes parâmetros assumem aproximadamente os mesmos valores para cada tipo de solo, pelo que são geralmente designados por constantes de humidade do solo.
Os valores das constantes de humidade do solo são apresentados para cada um dos grandes agrupamentos texturais e para cada classe de textura do solo. Para o caso da capacidade de campo, são ainda apresentados valores tendo em conta o efeito da massa volúmica aparente na retenção de água no solo.
Posteriormente são descritas equações de pedotransferência que permitem estimar indiretamente aquelas constantes de humidade a partir das propriedades básicas do solo, como sejam, a textura, a massa volúmica aparente e o teor de carbono orgânico do solo.
São igualmente demonstrados os processos de cálculo necessários para obtenção da água disponível e da água facilmente disponível a partir daquela informação. Finalmente, exemplifica-se o processo de cálculo do balanço de água no solo em três situações distintas: (i) rega sem stress hídrico; (ii) rega com prevenção de qualquer tipo de stress; (iii) e rega deficitária.

Consulte o Manual aqui


 
Governo de Portugal
w3c
acessibilidade
seara.com