Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.      (+351) 214 403 500
Google Translate logo

bee1

Foi na tarde solarenga do dia 10 de setembro que se realizou a visita à Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. (ENFVN – INIAV, IP), em parceria com o FLOWer-Lab do Centro de Ecologia Funcional (Universidade de Coimbra).

Esta visita decorreu no âmbito do projeto Bee Responsible. um projeto ibérico coordenado pela Liga para a Protecção da Natureza (Portugal) e pela Ecocolmena (Espanha).

Sob o lema da ‘Importância da polinização na agricultura, da produção à qualidade dos frutos’, a ação iniciou-se com a apresentação do projeto GO Polimax/COTHN-CC. que, com base em várias técnicas de estudo, visa demonstrar a importância do processo de polinização na produção frutícola de qualidade.

bee2a

bee2b

bee2c

Os participantes ficaram assim a saber que as abelhas são as principais responsáveis pela polinização das culturas hortícolas e dos pomares, e que na Europa existem cerca de 2000 espécies de abelhas, o que representa 10% da diversidade existente no mundo, e só em Portugal, podemos encontrar mais de 700 espécies, sendo esta uma das razões pela qual os especialistas consideram Portugal um “hot spot” da biodiversidade!

As abelhas e outros polinizadores como os sirfídeos (moscas-das-flores) por exemplo prestam um importante serviço aos ecossistemas. A sua relevância no meio ambiente é imprescindível para o seu equilíbrio natural.

bee3

Numa segunda parte, os participantes foram convidados a efetuar uma colheita de fruta (2 variedades de maçãs) com explicação/demonstração do melhor método. Sob a orientação do coordenador da ENFVN, o Eng Rui Sousa e como se de agricultores se tratassem, com grande dinamismo e entusiasmo todos se encaminharam para as fileiras com os seus baldes e cestas.

bee4

 Após a colheita, foi feita uma demonstração de medição do calibre, do teor de açúcar (brix) e do grau de maturação dos frutos, utilizando para o efeito um calibrador, um refratómetro e um penetrómetro, respetivamente.

 bee5

Medição do calibre do fruto, utilizando para o efeito um calibrador de maçã e pêra.

 

bee6

Medição do teor de açúcar (brix) do fruto, utilizando para o efeito um refratómetro.

 

bee7

Medição do grau de maturação do fruto, utilizando para o efeito um penetrómetro.

 

Assim terminou a nossa visita ao pomar da Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade, com o sentimento de objetivo cumprido e com o nosso saber enriquecido!

O nosso muito obrigado ao Eng. Rui Sousa coordenador da ENFVN, ao João Loureiro, à Sílvia Castro e ao Rafael Carvalho do FLOWer Lab, pela simpatia e boa disposição com que nos receberam e a forma profissional com que conduziram a visita.

bee8


Fonte: LPN - Liga para a Protecção da Natureza