Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.      (+351) 214 403 500
Google Translate logo

EUFORGENO EUFORGEN, European Forest Genetic Resources Programme, (https://www.euforgen.org/) é um programa colaborativo entre os países europeus com a missão de assegurar e promover a conservação e utilização sustentável dos recursos genéticos florestais na Europa e servir como plataforma de colaboração pan-europeia para as florestas. Foi apresentado em 1993, durante a 2ª Conferência Ministerial de Helsínquia para implementar a Resolução 2 sobre Conservação e Uso Sustentável dos Recursos Genéticos Florestais, estabelecida na 1ª Conferência Ministerial de Estrasburgo. em 1990. e dedicada à proteção das florestas na Europa. O EUFORGEN foi operacionalizado em outubro de 1994. Atualmente, o Programa encontra-se sexta fase (2020-2024). Em 2015, durante a 7ª Conferência Ministerial de Madrid, o EUFORGEN obteve o reconhecimento oficial dos países signatários das resoluções FOREST EUROPE, e o compromisso dos mesmos em colaborar na sua missão.

Cada país integra o programa através de uma Carta de Acordo entre o respetivo país com a Instituição que hospeda o EUFORGEN, o European Forest Institute (EFI), por um período de cinco anos (Fase de Programa), especificando a sua contribuição financeira, bem como o nome do seu Coordenador Nacional. Em julho de 2022, Isabel Carrasquinho, investigadora do INIAV, foi nomeada representante de Portugal no EUFORGEN. A nomeação do Coordenador Nacional foi formalizada pelo Ministro do Ambiente e das Alterações Climáticas, uma vez que é este Ministério que detém a tutela das florestas.