Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.      (+351) 214 403 500
Google Translate logo

2022 BT 01 Fungos quarentena citrinosA citricultura constitui um impor­tante setor da agricultura portuguesa, acompanhando o reconhecimento da qualidade dos frutos nacionais nos mercados interno e externos. No entanto, as importações de citrinos são avultadas, sobretudo com origem na África do Sul, Espanha e países da América do Sul.

A importação de material vegetal acarreta um risco de entrada de agentes causadores de novas doenças que poderão causar importantes danos e perdas económicas, principalmente no caso de organismos de quarentena.

Para os citrinos, estão classificados vários fungos de quarentena para a região Euro-Mediterrânica, cujo conhecimento dos sintomas que provocam e das condições de desenvolvimento nos permite estar atentos e tomar medidas preventivas à sua introdução no nosso país, tanto ao nível dos controlos fitossanitários oficiais dos produtos importados, como ao nível da produção agrícola e viveirista.

Conheça os FUNGOS DE QUARENTENA EM CITRINOS descritos no mais recente BOLETIM TÉCNICO publicado pela UEISSAFSV, disponível em https://www.iniav.pt/organica/ueis/safsv/boletins-tecnicos.

 Autores: Joana Henriques (INIAV), Eugénio Diogo (INIAV), Ana Paula Maduro (INIAV), Helena Bragança (INIAV).