Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.      (+351) 214 403 500
Google Translate logo

EUCYS2022 1EUCYS2022
Os estudantes madeirenses Joaquim Sousa Dória e José Tiago Fernandes Vieira foram os vencedores do Prémio EUCYS 2022 bioeconomia pela sua investigação sobre “Utilização da pasta celulósica de bananeira para a remoção de microplásticos de águas contaminadas”, que defende o desenvolvimento de um biofiltro feito a partir do pseudocaule da bananeira, para remover os microplásticos das águas contaminadas, e foi selecionado previamente, de entre um total de 65000 participantes de todo o mundo, com idades compreendidas entre os 14 e os 20 anos, tendo sido levado a concurso pelos jovens cientistas de Santana.

Como parte deste prémio, os jovens cientistas irão visitar Bruxelas com o CBE JU para apresentar o seu projeto aos representantes de Instituições Europeias.

Em Portugal, os jovens foram selecionados através do Concurso Nacional de Jovens Cientistas, organizado pela Fundação da Juventude e a Agência Ciência Viva, concurso que se realiza anualmente e que conta atualmente com a colaboração do investigador do INIAV José Matos, como presidente do júri.

Parabéns aos jovens estudantes.

EUCYS 2022 bioeconomy winners announced | Circular Bio-based Europe Joint Undertaking (CBE JU) (europa.eu)