Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.      (+351) 214 403 500
Google Translate logo

Pelo 3º ano consecutivo, a SPREGA - Sociedade Portuguesa de Recursos Genéticos Animais e a revista Vida Rural vão atribuir o Prémio Guardião da Biodiversidade Doméstica, um galardão que pretende reconhecer e distinguir atividades de conservação, utilização e promoção dos recursos genéticos animais para alimentação e agricultura, em geral, e raças autóctones e seus produtos, em particular.

Este prémio será integrado nos Prémios VIDA RURAL, que decorrem durante a AgroIN 2023 no próximo dia 19 de abril.

Os três nomeados deste ano são:

Os nomeados poderão ser escolhidos em:https://www.vidarural.pt/destaques/premio-guardiao-biodiversidade/ Topo Premios 2023

Quinta Pedagógica dos Olivais

 

Parque Biológico da Serra da Lousã

 

Quinta Pedagógica de Pentieiros

Inaugurada a 16 de abril de 1996, a Quinta Pedagógica dos Olivais, da Câmara Municipal de Lisboa, surgiu da procura crescente do contacto com a natureza, no contexto urbano da cidade, e da necessidade de manter viva uma realidade cada vez mais distante e desconhecida, a vida no campo. Hoje, é um lugar privilegiado da cidade, de acesso livre e gratuito, que recebe mais de 200000 visitantes, por ano.

Mas a Quinta Pedagógica não existe apenas como local de lazer. É, também um local de aprendizagem, enquadrado nos moldes da educação não formal e na transmissão de conhecimentos de forma lúdica e recreativa. Aqui é possível observar e conhecer mais de 80 animais, entre vacas, burros, ovelhas, cabras, porcos, cavalo, patos, galinhas, entre muitos outros. Na sua maioria, são de raças autóctones portuguesas e, algumas, em risco de extinção.

Atividades diárias e próprias de uma quinta, como a lavoura, manutenção da horta e pomar, tarefas do dia-a-dia dos animais domésticos, compostagem, descobrir como fazer pão e doces tradicionais, são experiências acessíveis a todos. Tudo isto, reunido num só espaço, torna a Quinta num local de excelência para viver o campo na cidade de Lisboa.

(https://quintapedagogica.lisboa.pt/ ),

 

O Parque Biológico da Serra da Lousã, sito em Miranda do Corvo, é a maior amostra da fauna selvagem e de agro-pastorícia portuguesa, tendo surgido com o objetivo de privilegiar, conservar e divulgar as espécies e raças autóctones que habitam o território nacional. Pertencente à IPSS Fundação ADFP, é ainda um belíssimo projeto de inclusão social onde muitos dos colaboradores, que colaboram no maneio animal, apresentam deficiência física e/ou psicológica. Com cerca de 300 animais e mais de 50 raças de diferentes espécies, ao visitar o parque podemos observar de perto aves de rapina irrecuperáveis, ursos pardos, linces, lobos ibéricos, javalis, cervídeos e outros animais selvagens, mas, também, inúmeras raças autóctones de caprinos, ovinos, bovinos, suínos e galináceos, representativos da agropecuária tradicional. Atualmente podem ver-se 8 raças de Bovinos, 3 de Suínos, 2 de Ovinos, 4 de Caprinos, 4 de Galináceos, 1 de Equinos e 1 de Asininos. Neste complexo turístico insere-se ainda o Templo Ecuménico Universalista, o Hotel Parque e o Restaurante Museu da Chanfana.

https://parquebiologicoserralousa.pt/

 

A Quinta Pedagógica de Pentieiros resultou da recuperação e dinamização turístico/pedagógica efetuada pelo Município de Ponte de Lima no âmbito do projeto de valorização da Paisagem Protegida Regional das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos.

A Quinta Pedagógica procura divulgar o dia a dia da vida rural, as principais raças de animais e culturas da região. Dispõe de um conjunto de espaços e de equipamentos para responder às necessidades de desenvolvimento das várias atividades de (in)formação e sensibilização do ambiente e do mundo rural.

A diversidade de raças de animais autóctones existentes têm permitido o desenvolvimento de inúmeras atividades pedagógicas e de sensibilização orientadas para: i) o bem estar nos participantes em atividades/visitantes, com a criação de uma maior sensibilidade para com o espaço rural; ii) o maior respeito pelo biodiversidade iii) a divulgar e sensibilizar para a preservação das principais raças autóctones da região, um importante património genético em manutenção e valorização, garantindo o seu bem-estar. Raças em presença da Quinta Pedagógica (Ovinos: Bordaleira do Entre Douro e Minho e Churra Minhota | Caprinos: Bravia | Bovinos: Barrosã, Cachena e Minhota |Galinhas: Branca, Preta, Lusitânica e Pedrês | Equídeos: Garrano e Lusitano | Asininos: Mirandês | Suínos: Bísaro)

https://lagoas.cm-pontedelima.pt/pages/797