Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.      (+351) 214 403 500
Google Translate logo

O sequeiro e a aguaA Cooperativa Agrícola do Guadiana e a Associação de Criadores de Porco Alentejano, em conjunto com a Associação Portuguesa de Economia Agrária, o INIAV e a Ordem dos Engenheiros integram a organização da conferência "O sequeiro e a água - um debate sobre o futuro dos sistemas extensivos do Sul”, que terá lugar no próximo dia 17 de Outubro, em Mértola.

A motivação para esta organização vem na sequência de praticamente uma década de anos secos, em que os sistemas agrícolas extensivos do Sul do Baixo Alentejo – fundamentalmente sistemas de sequeiro – enfrentam, no curto prazo, sérios problemas de viabilidade, podendo comprometer, num futuro relativamente próximo, a sua continuidade.

O potencial lesivo que esta situação encerra, não só para estes sistemas de agricultura, mas também para os territórios em que estão implantados, aconselha uma reflexão profunda acerca das principais dimensões do problema e das eventuais soluções, desde a agronómica e a hidrológica, passando pela social, económica e territorial, até – e com particular destaque – à política agrícola.

Esta conferência pretende ser o primeiro passo de um processo de construção de soluções que permitam às explorações agrícolas destas regiões responder ao quadro climático ctual, mantendo um tecido produtivo que, além da função económica, contribua para a estruturação social e territorial desta fatia significativa do território nacional.

Aceda aqui ao programa.