O projeto INTERREG SUDOE I-ReWater recebeu o prémio I&D que marca, no âmbito dos Prémios Vida Rural, uma iniciativa da revista Vida Rural.
O prémio foi entregue no evento AGROIN – CONGRESSO ANUAL DE AGRONEGÓCIOS.
Este projeto analisa o estado atual dos recursos hídricos na área do SUDOE, dando atenção ao uso de Aguas Residuais Tratadas na agricultura e aos seus efeitos na produção e qualidade das culturas, promovendo a resiliência e segurança no abastecimento de água, face aos cenários adversos de secas e escassez de água.
Este projeto é liderado pela Universidade de Santiago de Compostela e conta com um total de 16 parceiros, dos quais 1 é de Andorra, 3 franceses, 8 espanhóis e 4 portugueses, nomeadamente o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P. (INIAV), a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Instituto Politécnico de Bragança e a Águas do Norte.
Como casos estudo trabalhamos com 16 pilotos que vão de culturas hortícolas a culturas perenes. Em Portugal temos 4 pilotos, dos quais 2 estão no Alentejo, em vinha e, 2 estão em Trás os montes, em olival e amendoal.