O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) esteve presente na sede da FAO, na cerimónia oficial de entrega dos certificados GIAHS / SIPAM, no dia 31 de outubro, onde foi distinguido o Montado da Serra de Serpa. O diploma foi entregue ao Investigador aposentado Inocêncio Seita Coelho, coordenador científico da candidatura, e esteve também o Investigador Pedro Reis, em representação do INIAV.
A rede global GIAHS, reúne atualmente 102 sistemas agrícolas em 29 países, distinguindo sistemas agrícolas únicos no mundo que são exemplos de produção sustentável, conservando e utilizando os conhecimentos tradicionais, a biodiversidade e as paisagens, apoiando simultaneamente os meios de subsistência e a segurança alimentar da população local.
O Montado da Serra de Serpa, foi reconhecido como um dos sistemas agro-silvopastoris mais antigos da Europa, geridos com uma notável consciência ecológica, através do pastoreio extensivo e de baixa intensidade de uso de inputs, da agricultura de sequeiro e da gestão florestal cuidada e sustentável, onde as comunidades locais moldaram uma paisagem multifuncional que conserva a biodiversidade, sustenta as economias rurais e incorpora um modelo mediterrânico de resiliência climática e de regeneração do solo e da natureza.
A candidatura foi promovida pela Associação Rota do Guadiana e Município de Serpa, em colaboração com o GPP, e o INIAV que foi o parceiro científico, através dos investigadores aposentados Seita Coelho e Joaquim Cabral Rolo, e do investigador Pedro Reis.
Fotos: GPP
















