📍Museu de Almada – Casa da Cidade
📅13 de novembro a 28 de março
📅3ª a sábado, 10:00-13H00; 14H00-18H00
Pão Nosso é uma história sobre o Pão em Almada – o pão que nasce da terra e do labor humano. Fala-se dos cereais que aqui cresceram, dos solos que os acolheram, do amanho paciente da terra e do cuidado com as espigas para a engorda do grão, da ceifa e da debulha. Seguia-se o milagre da transformação do grão em farinha - dos antigos moinhos manuais, de vento e de maré, até à farinação industrial.
Organizada em três núcleos que se distribuem por dois pisos:
- Terras de pão (diferenciação dos solos com aptidões agrícolas no concelho, os diferentes cereais, organização da propriedade, os ciclos do trabalho do grão e do amanho da terra)
- Transformar o grão (engenhos tradicionais de moagem e moagem industrial)
- Um pão para cada boca (fabrico artesanal de pão, espaço doméstico, panificação industrial, padarias e venda de pão)
A colaboração do INIAV nesta iniciativa fez-se através da doação de espigas das diferentes espécies de cereais e que ocupam 23 metros lineares no circuito da exposição bem como no apoio científico demonstrando a diversidade cerealífera existente. Pretende-se ainda, durante o ano de 2026, que os Investigadores do INIAV participem em oficinas temáticos para o publico em geral (datas a definir).
A equipa de Cereais do INIAV visitou esta exposição no passado dia 14 de novembro tendo sido recebidos pela organização do Museu.
Para o INIAV, é um orgulho contribuir para a preservação e valorização deste património, reforçando a ligação entre ciência, território e comunidade.
📸 A visita da nossa equipa tornou ainda mais gratificante esta colaboração.

















