Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.      (+351) 214 403 500
Google Translate logo

João Fernandes

JOÃO CARLOS PINTO FERNANDES

Geografo, Especialista em Ordenamento do Território e Desenvolvimento pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Especialista em Gestão do Território – Deteção Remota e Sistemas de Informação Geográfica pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Nos últimos 10 anos trabalhou na área da Cartografia e SIG no Instituto Geográfico Português (IGP), Instituto Geográfico do Exército (IGeoE), Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE) e mais recentemente no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P..

No início da carreira trabalhou na área do cadastro, no cadastro geométrico da propriedade rústica e posteriormente em cadastro militar. Entre os projetos de maior relevo na sociedade em que participou estão projetos como:

  1. Produção da Carta Oficial de Estradas de Portugal Continental 1:500 000, 2ª Edição (1ª Edição em ambiente SIG);
  2. Elaboração da Carta Aeronáutica OACI de Portugal Continental (2318\2347) 1:500 000, 3ª Edição (1ª Edição em ambiente SIG);
  3. Produção do MDT de Portugal;
  4. Participação em projetos na área da sanidade animal e vegetal através da conceção e desenvolvimento de produtos SIG (Cartografia Digital, Apps e Plataformas SIG), de realçar projetos como o Gesvepa, Merino Parasite e Programa Apícula Nacional.

Publicou em autoria e co-autoria diversos artigos nacionais e internacionais em distintas revistas técnicas da especialidade.

Atualmente desenvolve a sua atividade profissional desempenhando as funções de Especialista de SIG no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P., participando em diversos projetos de investigação nacionais e internacionais, através da conceção e desenvolvimentos de soluções SIG.