Phos4Cycle - Monitorização dos fosfatos das actividades agrícolas para utilização sustentável do solo e da água
-
AcrónimoPhos4Cycle
-
Site do projeto
-
Código do projetoS1/2.7/E0044
-
Programa financiadorInterreg Sudoe
-
Orçamento total (€)1 892.764,63
-
Orçamento INIAV (€)100.000,01
-
Cofinanciamento (%)75%
-
Data de início2024/01/01
-
Data de conclusão2026/12/31
- Centro Tecnológico Agrario y Agroalimentario (ITAGRA.CT)
- Instituto Politécnico de Coimbra
- Institut Technique de l'Aviculture, de la Cuniculture et de la Pisciculture
- Federación Española de la Dehesa
- CALCOB - Cooperativa Agrícola de Oliveira do Bairro e Vagos, Crl
- AQUACORP S.L.
- ADERA
Objetivo principal:
Promover a proteção, conservação e recuperação dos solos e massas de água superficiais e subterrâneas afectadas ou em risco de contaminação por fosfatos através de uma melhor gestão das actividades agropecuárias susceptíveis de contribuir para a acumulação de fosfatos nos solos e eutrofização das águas a nível das bacias hidrográficas.
Objetivos, atividades e resultados esperados
Objetivos:
Desenvolver orientações para a gestão das actividades agropecuárias, e outras ações relacionadas, a serem integradas numa estratégia de prevenção e redução da poluição por fosfatos e num plano de ação.
Projeto piloto de monitorização do fluxo de fosfatos em 6 sistemas agropecuários diferentes que permita desenvolver um modelo de previsão do risco de contaminação.
Formar o pessoal dos beneficiários do Phos4Cycle, outras entidades relevantes, bem como agricultores e produtores de gado para facilitar a adoção da estratégia e plano de ação de prevenção da poluição por fosfatos (OE1), incluindo a utilização e disseminação das soluções geradas em OE2.
Atividades:
Os 9 beneficiários do consórcio, sob a coordenação de BP ITAGRA, participarão na elaboração da estratégia de prevenção e redução da poluição por fosfatos e no plano de ação para a sua adoção a nível territorial. A estratégia definirá objetivos claros de prevenção do risco de poluição, com medidas preventivas, e incluirá as 3 soluções-piloto desenvolvidas em OE2: o guia e monitorização de fosfatos, o modelo de previsão do risco de poluição e o manual de boas práticas de gestão agropecuária
Um piloto de monitorização de fosfatos será concebido em 6 sistemas agrícolas:
-
- Sub-piloto 1: ES - Castilla y León - ITAGRA - REGADÍO: CEREAL
- Sub-piloto 2: ES - Rioja - GobRioja - CULTURAS PERMANENTES (vinha e olival)
- Sub-piloto 3: ES - Extremadura - FEDEHESA – Criação Extensiva de Gado de Dehesa
- Sub-piloto 4: PT - Região Centro/Coimbra - ESAC – regadio : Hortícolas
- Sub-piloto 5: PT - Região Centro/Aveiro - ESAC - Criação intensiva de gado e produção de leite
- Sub-piloto 6: FR - Nouvelle Aquitaine - ITAVI – Criação intensiva de aves
O projeto inclui um objectivo específico de formação de técnicos das entidades relevantes na aplicação da estratégia desenvolvida em OE1 e das soluções resultantes dos sub-pilotos descritos em OE2.
Inclui também a formação de agricultores e criadores de gado, em conformidade com o plano de formação desenvolvido na estratégia.
Resultados esperados:
R1: Adoptar uma estratégia e plano de ação para a prevenção e redução da poluição por fosfatos que promova práticas agrícolas que favoreçam a proteção, conservação e recuperação de solos e massas de água: 5 entidades do consórcio Phos4Cycle (Governo de La Rioja e FEDEHESA em Espanha, ITAVI em França e INIAV e CALCOB em Portugal) adoptarão a estratégia, adaptando o plano de ação ao seu domínio de competência.
R2: Adoptar 3 soluções geradas pela ação-piloto implementada nos 6 sub-pilotos Phos4Cycle (guia de monitorização de fosfatos, modelo de previsão do risco de poluição associado e manual de boas práticas de gestão agrícola para a redução do risco de fosfatos): todos os 9 beneficiários do Phos4Cycle adoptarão pelo menos uma solução.
R3: Aumentar as capacidades dos técnicos das entidades relevantes para a gestão de fosfatos e a aplicação de medidas preventivas e corretivas e implementar um plano de formação.












