Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.      (+351) 214 403 500
Google Translate logo
dehesa montadoO Montado/Dehesa é um ecossistema complexo, criado pelo homem ao longo de décadas de adaptação do bosque mediterrâneo, possui elevado valor ambiental, económico e social, e conjuga atividades muito diversas, tanto nas formas de intervenção como nas vivências das populações.
 
A elevada diversidade que caracteriza o Montado e que o faz ser considerado um hospot de biodiversidade na Europa, torna-o resiliente, mas também frágil face às alterações climáticas que enfrenta.
Pela sua complexidade, a adoção de estratégias de adaptação económicas, sociais e ambientais, com efeitos duradouros, é lenta e necessita do envolvimento de todos os setores da sociedade, juntando gestores, proprietários, empresas, associações, investigadores e entidades públicas e privadas.
 
É com este entendimento que a ADPM, CITYCEX, FEDEHESA, UEx, INIAV, ICNF, UÉvora, Junta de Andalucia e ADENEX organizam o IV CONGRESO IBÉRICO #DehesaMontado nos próximos dias 15 e 16 de Junho de 2022.
 
Este importante evento para o sector permitirá transferir o conhecimento, recolhido e debatido no projeto LIFE Montado-Adapt, mas também em muitas outras iniciativas e equipas com diferentes abordagens neste sistema agrícola de elevado valor natural, e mostrar aos intervenientes diretos no processo de adaptação, aos decisores e políticos, que é possível adaptar o Montado/Dehesa às alterações climáticas, preservando os seus valores naturais, implementando novas formas de organização e gestão que tragam maiores benefícios económicos para os territórios rurais, e criando novos produtos e serviços fundamentais para a sustentabilidade de todos.
 
Participe neste IV CONGRESO IBÉRICO #DehesaMontado e faça parte da adaptação!