Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.      (+351) 214 403 500
Google Translate logo

imagen PTNasce a plataforma gratuita E-Learning Data para a aquisição de competências digitais em agro-digitalização

  • Oferecerá cursos, aconselhamento e instrumentos inovadores para promover o empreendedorismo no sector agrícola.
  • A plataforma faz parte do projecto de agrodigitalização HIBA-Hub Iberia Agrotech liderado pela Consejería de Agricultura, Pesca, Agua y Desarrollo Rural de la Junta de Andalucía
  • Tem o apoio de vários centros com vasta experiência no campo da agro-digitalização, tais como a Escola de Engenharia Agrícola e Florestal (ETSIAM) da Universidade de Córdoba, a Universidade de Évora e a Universidade do Algarve.

Após vários meses de preparação, a plataforma gratuita E-Learning Data, uma ferramenta desenvolvida no âmbito do projecto Interreg Poctep HUB IBERIA AGROTECH (HIBA), foi lançada hoje graças ao trabalho cooperativo de vários centros de competência parceiros que são beneficiários desta iniciativa europeia com vasta experiência no campo da agro-digitalização, como a Escola de Engenharia Agrícola e Florestal (ETSIAM) da Universidade de Córdoba, a Universidade de Évora e a Universidade do Algarve, com a colaboração das Cooperativas Agro-alimentares da Andaluzia. 

Disponível na web do projecto HIBA em espanhol e português, E-Learning Data foi criado em parte com o objectivo de ajudar a adquirir competências digitais na área da agro-digitalização. Aberta, após a inscrição, a todos aqueles que desejam formar e adaptar-se às novas necessidades do sector agrícola, a plataforma inclui MOOCs gratuitos sobre Tecnologias de Habilitação Digital de importância na agricultura adaptadas a diferentes perfis de utilizadores, bem como o acesso a ferramentas inovadoras que favoreçam o empreendedorismo; apoio ao desenvolvimento da formação através de assistentes virtuais e conhecimentos sobre os aspectos mais relevantes da agricultura de precisão, entre outros. Além disso, um assistente virtual disponível 24 horas por dia, HIBABot, será responsável pela resolução de quaisquer dúvidas que possam surgir para o utilizador. 

A plataforma destina-se a pessoas que trabalham ou são empresários do sector agro-alimentar, empresas de serviços do sector, grupos de desenvolvimento local, associações agrícolas, formadores e estudantes não-universitários e universitários. Permitirá testar inovações e experimentar tecnologias para promover o empreendedorismo, melhorar as competências de digitalização agrícola e fornecer apoio à tomada de decisões. Para beneficiar de todos os seus serviços, só precisa de se registar aqui .

Sobre o projecto HIBA

O Projecto Interreg Espanha-Portugal de Cooperação Transfronteiriça (POCTEP) HIBA irá promover um ecossistema multi-regional centrado na digitalização do sector agro-alimentar em Espanha e Portugal através da criação de uma rede de Pólos de Inovação Digital (DIH) que irá

fomentar a iniciativa empresarial, a competitividade e a sustentabilidade, promovendo a reactivação económica pós-Covid19.

Com um orçamento de 5,3 milhões de euros, 75% co-financiado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) no âmbito do Programa Interreg V-A Espanha-Portugal de Cooperação Transfronteiriça 2014-2020 (POCTEP), a HIBA tem 19 beneficiários, sendo o Ministério da Agricultura, Pescas, Água e Desenvolvimento Rural do Governo Regional da Andaluzia o principal beneficiário. 

A plataforma de dados E-Learning faz parte da ACTIVIDADE 3 do projecto HIBA para a aceleração dos processos de digitalização. O objectivo desta actividade é fornecer às empresas diferentes serviços para iniciar e/ou acelerar o seu processo de digitalização, através de formação em competências digitais para diferentes níveis de formação e perfis de utilizadores; e a capacidade de testar inovações e experimentar tecnologias para promover o empreendedorismo e a melhoria de processos e tomada de decisões em empresas agro-alimentares na área da cooperação multi-regional.