Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.      (+351) 214 403 500
Google Translate logo
ptenfrdeites

Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina

A Vespa velutina nigrithorax, adiante designada apenas por Vespa velutina, é uma espécie asiática com uma área de distribuição natural que se estende pelas regiões tropicais e subtropicais do norte da Índia ao leste da China, Indochina e ao arquipélago da Indonésia, ocorrendo normalmente nas zonas montanhosas e mais frescas da sua área de distribuição, pelo que pode estar preadaptada para explorar ambientes temperados. A subespécie introduzida na Europa é a Vespa velutina nigrithorax, também chamada de vespa das patas amarelas. Esta subespécie vive no norte da Índia (Darjeeling, Sikkim), Butão, China e nas montanhas de Sumatra e Sulawesi (Indonésia).

A sua existência tem sido reportada desde 2011 na Região Norte de Portugal e na Bélgica, tendo a primeira confirmação em Itália ocorrido no final de 2012.

Os principais efeitos da presença desta espécie não indígena manifestam-se em várias vertentes, sendo de realçar:

  • na apicultura - por se tratar de uma espécie carnívora e predadora das abelhas;
  • para a segurança pública – não sendo mais agressivas que a espécie europeia, no caso de sentirem os ninhos ameaçados reagem de modo bastante agressivo, incluindo perseguições até algumas centenas de metros.

Fichas de Identificação:

Image
Image

Documentos de Referência

Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal

Bases para a Vigilância Ativa

Manual de Boas Praticas na Destruição de Ninhos de Vespa Velutina

Manual de Boas Práticas no Combate à Vespa velutina

O "Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal" tem por objetivo enquadrar a atuação nacional face ao estabelecimento e disseminação da vespa asiática em Portugal continental.

Apresentamos aqui a síntese das ações de formação em que o INIAV tem participado,  realizadas no âmbito do Plano (documento elaborado pela DGAV).